Mercadoria Humana #NORTE – Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos

Descrição Geral do Projeto

O MERCADORIA HUMANA #NORTE é um projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos com intervenção na Região Norte, em especial no Alto Minho, Alto Tâmega, Douro e Terras de Trás-os-Montes. Surge como extensão dos projetos Mercadoria Humana (2010-2011), Mercadoria Humana 2 (2011-2013) e Mercadoria Humana 3 (2016-2019), cujas ações foram realizadas na Zona Centro.

Considera-se que este projeto é inovador pelo facto de procurar abranger territórios da Região Norte com escassa intervenção e pouco sensibilizados para este crime.

O projeto tem como principal missão prevenir, sensibilizar e informar grupos estratégicos e públicos mais vulneráveis para o TSH, em particular para a exploração laboral, bem como responsabilizar e alertar todos/as para os seus deveres cívicos enquanto crime público. A aposta em parcerias com municípios, estabelecimentos de ensino, entidades públicas e privadas facilitará e servirá como mediação no acesso a públicos-alvo estratégicos (técnicos/as de educação, serviços sociais, emprego, saúde), a fim de desenvolver atividades que os capacitem para a adoção de um papel ativo na prevenção, combate e acompanhamento de vítimas, ou potenciais vítimas, deste tipo de crime. Serão dinamizadas ainda atividades que visam empoderar públicos mais vulneráveis a este fenómeno (estudantes, mulheres, desempregados/as, imigrantes, refugiados, entre outros).

Objetivos

Sensibilizar, informar e prevenir grupos estratégicos e públicos mais vulneráveis ao TSH;
Responsabilizar e alertar todos/as para os seus deveres cívicos enquanto crime público;
Divulgar e facultar informação sobre o fenómeno do TSH e mecanismos de denúncia;
Promover competências e conhecimento sobre o fenómeno do TSH e indicadores de situações que possam configurar o crime de tráfico, em profissionais de organizações do terceiro sector, enquanto públicos estratégicos na sinalização.

Destinatários(as)

Estudantes do Ensino Secundário e Profissional, População desempregada, funcionários de serviços sociais, profissionais de saúde, educação e emprego; funcionários|as e quadros de empresas (construção civil, turismo, hotelaria, etc.); mulheres, crianças, imigrantes e refugiados e população em geral.

Entidades Parceiras

Escola Superior de Gestão e Hotelaria de Lamego
Santa Casa da Misericórdia de Montalegre
Universidade do Minho – Escola de Psicologia

Local

Zona Norte

Duração

24 meses (dezembro de 2019 a dezembro de 2021)

Equipa

Ana Figueiredo
Vilma Silvestre
Hugo Pinheiro

Atividades

Ações de Sensibilização para população vulnerável
Ações de Sensibilização para estudantes
Ações de Sensibilização para técnicos/as
Exposição Mercadoria Humana (Fotografia/ Artes Plásticas)
Campanhas de informação e divulgação #despertarconsciencias
Seminário final

Entidades Financiadoras

Programa Operacional Inclusão Social e Emprego através da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Mais Informações

+351 239 702 723

mercadoriahumananorte@saudeportugues.org

Galeria