A nossa Equipa

Direção

Humberto Vitorino

PRESIDENTE DA DIREÇÃO

É Médico desde 1978, atualmente aposentado. Terminou a sua atividade clinica, como médico de família, na Unidade de Saúde Familiar Cruz de Celas em Coimbra. Fundador e atual Presidente de Saúde em Português e Diretor do Departamento de Cooperação.  Tem experiência de mais de quinze anos de trabalho no terreno, em projetos de Cooperação para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária de Emergência, em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste e Indonésia. Em março de 2022 integrou a equipa de missão de reconhecimento à Polónia em Associação com a SIC Esperança.

Henrique Correia

VICE-PRESIDENTE DA DIREÇÃO

Realizou o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, sendo atualmente Médico de Medicina Geral e Familiar e Coordenador da Unidade de Saúde Familiar Manuel Cunha, em Coimbra. É também orientador de formação no internato complementar de medicina geral e familiar.

Na Saúde em Português é atualmente Vice-Presidente da Associação.

Participou em 2012 no Projeto “Venha Pelo seu Pé”.

Em Março de 2022 integrou a equipa de missão de reconhecimento à Polónia em Associação com a SIC Esperança.

Susana Jorge

TESOUREIRA

É licenciada em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem, em Coimbra, e pós-graduada em Diabetes pela Associação Protetora de Diabéticos de Portugal, em Lisboa.

É Enfermeira de Família na Unidade de Saúde Familiar Mondego no Centro de Saúde de São Martinho do Bispo.
Possui o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores desde Dezembro 2008 e tem exercido, desde então, a função de formadora na área da Saúde. Na Saúde em Português, participou em 2012 no Projeto “Venha pelo seu pé”.

Vitor Martins

SECRETÁRIO DA DIREÇÃO E DELEGADO DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2013, sendo atualmente Médico de Familiar na Unidade de Saúde Familiar Viriato, no ACeS Dão Lafões. É voluntário e colaborador da Saúde em Português, integrando os departamentos de Saúde e de Formação e Investigação. É Secretário da Delegação Regional do Centro – Viseu.

Inês Figueiredo

VOGAL DA DIREÇÃO E SECRETÁRIA DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2012, sendo atualmente Médica de Família na USF Lusitana da ULS Viseu Dão Lafões. Tem experiência em projetos de ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento em vários países. Foi co-fundadora e coordenadora do Projeto Move-te, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Assistente Convidada de Medicina Humanitária na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. É voluntária e membro da Direção da Saúde em Português desde 2015. Foi Delegada da Delegação Regional do Centro – Viseu de 2015 a 2024.

Joana Andrade

VOGAL DA DIREÇÃO E DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2014, sendo atualmente especialista em Medicina Interna, em funções na Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões. Com formação avançada em Cuidados Paliativos integra a Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos na mesma ULS. Tem experiência de participação e coordenação de projetos internacionais de ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento. É voluntária e colaboradora da Saúde em Português, coordenando os projetos longitudinais de promoção de saúde e defesa dos direitos humanos a decorrer na Delegação Regional do Centro, em Viseu.

Rui Pedro Carvalho

VOGAL DA DIRECÇÃO

COLABORADORES|AS

Ana Figueiredo

Mestre e Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Técnica de Apoio à Vítima.

Desde 2010 colabora com a Saúde em Português, mais especificamente na área do tráfico de seres humanos, ao nível da prevenção, sensibilização, acolhimento e proteção. É atualmente coordenadora da Saúde em Português, enquanto entidade promotora do Programa Cuida-te (IPDJ, IP) na Região do Centro, assim como coordena os projetos Mercadoria Humana – Projetos de sensibilização em tráfico de seres humanos. É membro da equipa técnica do Centro de Acolhimento e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos do Sexo Masculino e da Linha Apoio Assistência a Vítimas de TSH. Desde 2016 é formadora na área de Tráfico de Seres Humanos. Representa a Saúde em Português na Comissão de Acompanhamento da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos. É responsável pelos Departamentos de Formação e Gestão da Saúde em Português.

Anteriormente coordenou alguns projetos no âmbito do Programa Escolhas 2.ª, 3.ª e 4.ª Geração, e integrou a equipa técnica de num Lar de Infância e Juventude, através do Plano DOM – Desafios Oportunidades e Mudanças.

Marco Carvalho

Licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto e pós-graduado em Gestão das Organizações sem Fins Lucrativos pela Porto Business School e em Gestão da Qualidade das Respostas Sociais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Ao longo da sua carreira exerceu vários cargos em diversos domínios da Gestão e Intervenção Social destacando-se, entre outros, o cargo de diretor técnico de uma Fundação de Solidariedade Social, de dirigente associativo de uma Cooperativa de Ensino Superior e de Coordenador Geral do voluntariado da Viagem Medieval em Terras de Santa Maria.

Atualmente desempenha funções de coordenador do Centro de Acolhimento e Proteção a Vitimas de Tráfico de Seres Humanos do Sexo Masculino e da Linha de Apoio de Assistência a Vítimas de TSH. É representante da Saúde em Português na Comissão de Acompanhamento da RAPVT – Rede de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico.

Tiago Santos

Mestre e Licenciado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Técnico de Apoio à Vítima.

Durante o seu percurso académico teve várias experiências associativas nomeadamente no núcleo de estudantes de Sociologia.

Iniciou a sua experiência profissional com estágio curricular no “Projeto Trampolim”, onde trabalhou com a comunidade cigana, com foco nas crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, utilizando as TIC como fator de inclusão e redução de desigualdades.

Foi Team Leader em dois intercâmbios jovens realizados no âmbito do programa Erasmus +.

Colaborador da Saúde em Português desde 2013, integra, neste momento, a equipa técnica do Centro de Acolhimento e Proteção a Vítimas de Tráfico Humano de Seres Humanos do Sexo Masculino.

Paulo Lobo

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Desde 2013 que colabora com a Saúde em Português, começando por desempenhar a função de monitor no Centro de Acolhimento e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos do Sexo Masculino, promovendo a sua proteção, autonomização e reintegração. Atualmente é técnico do projeto Mercadoria Humana 4 – Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos.

Paulo Raposeiro

Licenciado em Animação Socioeducativa e mestre em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local, pela Escola Superior de Educação de Coimbra e Técnico de Apoio à Vítima.

Participou em vários projetos de intervenção em Educação de Adultos e em Desenvolvimento Sustentável.
É colaborador da Saúde em Português desde 2020, tendo desempenhando as funções de monitor no Centro de Acolhimento e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos do Sexo Masculino, (CAP) assumindo tarefas de orientação e autonomização com pessoas do género masculino, que foram vítimas de tráfico de seres humanos. Atualmente faz parte da equipa técnica deste CAP.

SOMOS VOLUNTÁRIOS E VOLUNTÁRIAS NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM PORTUGAL E NO MUNDO!