A nossa Equipa

Direção

Henrique Correia

PRESIDENTE DA DIREÇÃO

Realizou o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, sendo atualmente Médico de Medicina Geral e Familiar e Coordenador da Unidade de Saúde Familiar Manuel Cunha, em Coimbra. É também orientador de formação no internato complementar de medicina geral e famíliar.

Na Saúde em Português é atualmente Presidente da Associação.

Participou em 2012 no Projeto “Venha Pelo seu Pé”.

Em Março de 2022 integrou a equipa de missão de reconhecimento à Polónia em Associação com a SIC Esperança.

Humberto Vitorino

VICE-PRESIDENTE DA DIREÇÃO

É Médico desde 1978 e atualmente Médico de Família na Unidade de Saúde Familiar Cruz de Celas em Coimbra. Fundador e atual Vice-Presidente de Saúde em Português e Diretor do Departamento de Cooperação. Tem experiência de mais de quinze anos de trabalho no terreno, em projetos de Cooperação para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária de Emergência, em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste e Indonésia. Em março de 2022 integrou a equipa de missão de reconhecimento à Polónia em Associação com a SIC Esperança.

Susana Jorge

TESOUREIRA

É licenciada em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem, em Coimbra, e pós-graduada em Diabetes pela Associação Protetora de Diabéticos de Portugal, em Lisboa.

É Enfermeira de Família na Unidade de Saúde Familiar Mondego no Centro de Saúde de São Martinho do Bispo.
Possui o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores desde Dezembro 2008 e tem exercido, desde então, a função de formadora na área da Saúde. Na Saúde em Português, participou em 2012 no Projeto “Venha pelo seu pé”.

Vitor Martins

SECRETÁRIO DA DIREÇÃO E DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2013, sendo atualmente Médico de Familiar na Unidade de Saúde Familiar Viriato, no ACeS Dão Lafões. É voluntário e colaborador da Saúde em Português, integrando os departamentos de Saúde e de Formação e Investigação. É Secretário da Delegação Regional do Centro – Viseu.

Inês Figueiredo

VOGAL DA DIREÇÃO E DELEGADA DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2012, sendo atualmente Médica de Família na USF Lusitana do ACeS Dão Lafões. Tem experiência em projetos de ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento em vários países. Foi co-fundadora e coordenadora do Projeto Move-te, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Assistente Convidada de Medicina Humanitária na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. É voluntária e colaboradora da Saúde em Português, integrando os departamentos de Comunicação, Cooperação, Gestão e Saúde. É Delegada da Delegação Regional do Centro – Viseu.

Joana Andrade

VOGAL DA DIREÇÃO E DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2014, sendo atualmente Médica Interna de Medina Interna no Centro Hospitalar Tondela- Viseu.  É voluntária e colaboradora da Saúde em Português, coordenando os projetos longitudinais de promoção de saúde e defesa dos direitos humanos a decorrer em Vseu.

Rui Pedro Carvalho

VOGAL DA DIRECÇÃO

COLABORADORES|AS

Ana Figueiredo

É Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Desde 2010 colabora com a Saúde em Português, mais especificamente na área do tráfico de seres humanos, ao nível da prevenção, sensibilização, acolhimento e proteção. É atualmente coordenadora dos projetos Mercadoria Humana 4 e Mercadoria Humana Norte – projetos de sensibilização em tráfico de seres humanos. É membro da equipa técnica do Centro de Acolhimento e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos do Sexo Masculino e da Linha Apoio Assistência a Vítimas de TSH. É representante da Saúde em Português na Comissão de Acompanhamento da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos. É responsável pelos Departamentos de Formação e Gestão da Saúde em Português.

Anteriormente coordenou alguns projetos no âmbito do Programa Escolhas 2.ª, 3.ª e 4.ª Geração, e integrou a equipa técnica de num Lar de Infância e Juventude, através do Plano DOM – Desafios Oportunidades e Mudanças.

Marco Carvalho

É licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto e pós-graduado em Gestão das Organizações sem Fins Lucrativos pela Porto Business School e em Gestão da Qualidade das Respostas Sociais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Ao longo da sua carreira exerceu vários cargos em diversos domínios da Gestão e Intervenção Social destacando-se, entre outros, o cargo de diretor técnico de uma Fundação de Solidariedade Social, de dirigente associativo de uma Cooperativa de Ensino Superior e de Coordenador Geral do voluntariado da Viagem Medieval em Terras de Santa Maria.

Atualmente desempenha funções de coordenador do Centro de Acolhimento e Proteção a Vitimas de Tráfico de Seres Humanos do Sexo Masculino e da Linha de Apoio de Assistência a Vítimas de TSH. É representante da Saúde em Português na Comissão de Acompanhamento da RAPVT – Rede de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico.

Tiago Santos

É licenciado e mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Durante o seu percurso académico teve várias experiências associativas nomeadamente no núcleo de estudantes de Sociologia.

Iniciou a sua experiência profissional com estágio curricular no “Projeto Trampolim”, onde trabalhou com a comunidade cigana, com foco nas crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, utilizando as TIC como fator de inclusão e redução de desigualdades.

Foi Team Leader em dois intercâmbios jovens realizados no âmbito do programa Erasmus +.

Colaborador da Saúde em Português desde 2013, integra, neste momento, a equipa técnica do Centro de Acolhimento e Proteção a Vítimas de Tráfico Humano de Seres Humanos do Sexo Masculino.

Paulo Lobo

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Desde 2013 que colabora com a Saúde em Português, começando por desempenhar a função de monitor no Centro de Acolhimento e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos do Sexo Masculino, promovendo a sua proteção, autonomização e reintegração. É atualmente técnico do projeto Mercadoria Humana 4 – Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos.

Vânia Jorge

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas variante Português/Francês, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Desempenhou funções de docente de Português e Francês, no ensino Básico e Secundário. Foi também docente da disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica.
Colabora com a Saúde em Português desde fevereiro de 2022 na área administrativa.

Diogo Facucho

É Mestre em Psicologia Clínica, com subárea de especialização de Psicoterapia Sistémica, Saúde e Familia, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Colabora com a Saúde em Português desde Março de 2022, integrando a equipa técnica do Centro de Acolhimento e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos do Sexo Masculino.

Formador, acreditado com certificado de competências pedagógicas, colabora no programa operacional de inclusão social e emprego (POISE) com vista à promoção da inclusão social e combate à pobreza e descriminação.

Colabora num protocolo de apoio a famílias de crianças e jovens com doença oncológica.

É acreditado em Terapias Assistidas por animais e em Terapia Snoezelen.

Anteriomente, exerceu funções no ramo da Psicogerontologia em Estruturas Residenciais de Pessoas Idosas e Unidades da Rede de Cuidados Continuados.

SOMOS VOLUNTÁRIOS E VOLUNTÁRIAS NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM PORTUGAL E NO MUNDO!