Direção

Henrique Correia
PRESIDENTE DA DIREÇÃO
Realizou o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, sendo atualmente Médico de Medicina Geral e Familiar na Unidade de Saúde Familiar Progresso e Saúde, na Tocha.
Na Saúde em Português, participou em 2012 no Projeto “Venha Pelo seu Pé”. Colabora no Departamento de Portugal na Divisão de Saúde.

Humberto Vitorino
VICE-PRESIDENTE DA DIREÇÃO
É Médico desde 1978 e atualmente Médico de Família na Unidade de Saúde Familiar Cruz de Celas em Coimbra. Fundador e atual Vice-Presidente de Saúde em Português, é Diretor do Departamento de Cooperação, é também Assistente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Orientador de Formação do Internato Complementar de Medicina Geral e Familiar. Tem experiência de quinze anos de trabalho no terreno, em projetos de Cooperação para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária de Emergência, em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste e Indonésia.

Susana Jorge
TESOUREIRA
É licenciada em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem, em Coimbra, e pós-graduada em Diabetes pela Associação Protetora de Diabéticos de Portugal, em Lisboa.
É Enfermeira de Família na Unidade de Saúde Familiar Mondego no Centro de Saúde de São Martinho do Bispo.
Possui o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores desde Dezembro 2008 e tem exercido, desde então, a função de formadora na área da Saúde. Na Saúde em Português, participou em 2012 no Projeto “Venha pelo seu pé”.

Vitor Martins
SECRETÁRIO DA DIREÇÃO E DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO
Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2013, sendo atualmente Médico de Familiar na Unidade de Saúde Familiar Viriato, no ACeS Dão Lafões. É voluntário e colaborador da Saúde em Português, integrando os departamentos de Saúde e de Formação e Investigação. É Secretário da Delegação Regional do Centro – Viseu.

Inês Figueiredo
VOGAL DA DIREÇÃO E DELEGADA DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO
Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2012, sendo atualmente Médica de Família no ACeS Dão Lafões. Foi co-fundadora e coordenadora do Projeto Move-te, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e tem experiência de trabalho no terreno, em projetos de Cooperação para o Desenvolvimento em Angola. É assistente convidada de Medicina Humanitária na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. É voluntária e colaboradora da Saúde em Português, integrando os departamentos de Comunicação, Cooperação, Gestão e Saúde. É Delegada da Delegação Regional do Centro – Viseu.

Joana Andrade
VOGAL DA DIREÇÃO E DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO
Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2014, sendo atualmente Médica Interna de Medina Interna no Centro Hospitalar Tondela- Viseu. É voluntária e colaboradora da Saúde em Português, coordenando os projetos longitudinais de promoção de saúde e defesa dos direitos humanos a decorrer em Vseu.
COLABORADORES|AS

Ana Figueiredo
É Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Desde 2010 colabora com a Saúde em Português, mais especificamente na área do tráfico de seres humanos, ao nível da prevenção, sensibilização, acolhimento e proteção. É atualmente coordenadora dos projetos Mercadoria Humana 4 e Mercadoria Humana Norte – projetos de sensibilização em tráfico de seres humanos. É membro da equipa técnica do Centro de Acolhimento e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos do Sexo Masculino e da Linha Apoio Assistência a Vítimas de TSH. É representante da Saúde em Português na Comissão de Acompanhamento da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos. É responsável pelos Departamentos de Formação e Gestão da Saúde em Português.
Anteriormente coordenou alguns projetos no âmbito do Programa Escolhas 2.ª, 3.ª e 4.ª Geração, e integrou a equipa técnica de num Lar de Infância e Juventude, através do Plano DOM – Desafios Oportunidades e Mudanças.

Marco Carvalho
É licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto e pós-graduado em Gestão das Organizações sem Fins Lucrativos pela Porto Business School e em Gestão da Qualidade das Respostas Sociais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Ao longo da sua carreira exerceu vários cargos em diversos domínios da Gestão e Intervenção Social destacando-se, entre outros, o cargo de diretor técnico de uma Fundação de Solidariedade Social, de dirigente associativo de uma Cooperativa de Ensino Superior e de Coordenador Geral do voluntariado da Viagem Medieval em Terras de Santa Maria.
Atualmente desempenha funções de coordenador do Centro de Acolhimento e Proteção a Vitimas de Tráfico de Seres Humanos do Sexo Masculino e da Linha de Apoio de Assistência a Vítimas de TSH. É representante da Saúde em Português na Comissão de Acompanhamento da RAPVT – Rede de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico.

Tiago Santos
É licenciado e mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Durante o seu percurso académico teve várias experiências associativas nomeadamente no núcleo de estudantes de Sociologia.
Iniciou a sua experiência profissional com estágio curricular no “Projeto Trampolim”, onde trabalhou com a comunidade cigana, com foco nas crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, utilizando as TIC como fator de inclusão e redução de desigualdades.
Foi Team Leader em dois intercâmbios jovens realizados no âmbito do programa Erasmus +.
Colaborador da Saúde em Português desde 2013, integra, neste momento, a equipa técnica do Centro de Acolhimento e Proteção a Vítimas de Tráfico Humano de Seres Humanos do Sexo Masculino.

Paulo Lobo
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Desde 2013 que colabora com a Saúde em Português, começando por desempenhar a função de monitor no Centro de Acolhimento e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos do Sexo Masculino, promovendo a sua proteção, autonomização e reintegração. É atualmente técnico do projeto Mercadoria Humana 4 – Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos.

Gisela Figueiredo
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pós-graduada em Educação Especial- Domínio Cognitivo e Motor pela Escola Superior de Educação de Coimbra.
Desempenhou funções de docente da disciplina de Português no Ensino Secundário. Desde 2004, tem exercido funções de Formadora de Linguagem e Comunicação nos cursos de Educação e Formação de Adultos.
É formadora nos Cursos de Aprendizagem e nos Centros Qualifica enquanto formadora de Linguagem e Comunicação no RVCC de nível Básico e de Cultura, Língua e Comunicação no RVCC de nível Secundário.
Desde 2017 colabora com a Saúde em Português, tendo integrado o projeto Formação de Públicos Estratégicos como Técnica da Apoio à Formação. Atualmente, é técnica superior, na equipa do projeto Mercadoria Humana 3 – Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos.

Maria Pais Romão

Vilma Silvestre
É licenciada em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, mestre em Intervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Risco e pós-graduada em Estudos Juvenis e Comunitários. Desde 2017, é Mediadora de Conflitos, com especialização em Mediação Familiar, certificada pela Direção-Geral da Política de Justiça.
O seu percurso profissional tem sido orientado para a área dos jovens e famílias em risco, iniciando a sua experiência enquanto estagiária na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Porto Ocidental. Trabalhou numa Comunidade Terapêutica com vista a reabilitação psicossocial de jovens com comportamento desviante e colaborou com a Divisão de Educação do Município de Viseu, no âmbito de um programa de promoção do sucesso educativo, de inclusão social e de formação para a cidadania de crianças e jovens, em Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos.
Neste momento, integra a equipa técnica do Projeto Mercadoria Humana #Norte – Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos, da Saúde em Português.

Madalena Fabrício
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo exercido funções de docente/formadora em escolas do Ensino Público e Profissional e em Centros de Formação Profissional.
Coordenou projetos de cooperação internacional na área do género, em Moçambique, e na área da integração profissional, em Cabo Verde.
Atualmente, desempenha as funções de técnica administrativo-financeira.