A nossa Equipa

Direção

Henrique Correia

PRESIDENTE DA DIREÇÃO

Realizou o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, sendo atualmente Médico  de Medicina Geral e Familiar na Unidade de Saúde Familiar Progresso e Saúde, na Tocha.

Na Saúde em Português, participou em 2012 no Projeto “Venha Pelo seu Pé”. Colabora no Departamento de Portugal na Divisão de Saúde.

Humberto Vitorino

VICE-PRESIDENTE DA DIREÇÃO

É Médico desde 1978 e atualmente Médico de Família na Unidade de Saúde Familiar Cruz de Celas em Coimbra. Fundador e atual Vice-Presidente de Saúde em Português, é Diretor do Departamento de Cooperação, é também Assistente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Orientador de Formação do Internato Complementar de Medicina Geral e Familiar. Tem experiência de quinze anos de trabalho no terreno, em projetos de Cooperação para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária de Emergência, em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste e Indonésia.

Susana Jorge

TESOUREIRA

É licenciada em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem, em Coimbra, e pós-graduada em Diabetes pela Associação Protetora de Diabéticos de Portugal, em Lisboa.

É Enfermeira de Família na Unidade de Saúde Familiar Mondego no Centro de Saúde de São Martinho do Bispo.
Possui o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores desde Dezembro 2008 e tem exercido, desde então, a função de formadora na área da Saúde. Na Saúde em Português, participou em 2012 no Projeto “Venha pelo seu pé”.

Vitor Martins

SECRETÁRIO DA DIREÇÃO E DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2013, sendo atualmente Médico Interno de Medina Geral e Familiar na Unidade de Saúde Familiar Viriato, no Centro de Saúde de Viseu III – ACeS Dão Lafões. É voluntário e colaborador da Saúde em Português, integrando os departamentos de Saúde e de Formação e Investigação. É Secretário da Delegação Regional do Centro – Viseu.

Inês Figueiredo

VOGAL DA DIREÇÃO E DELEGADA DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2012, sendo atualmente Médica Interna de Medicina Geral e Familiar na Unidade de Saúde Familiar Lusitana, do ACeS Dão Lafões. Foi co-fundadora e coordenadora do Projeto Move-te, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e tem experiência de trabalho no terreno, em projetos de Cooperação para o Desenvolvimento. É voluntária e colaboradora da Saúde em Português, integrando os departamentos de Comunicação, Cooperação, Gestão e Saúde. É Delegada da Delegação Regional do Centro – Viseu.

Alcina Carvalho

VOGAL DA DIRECÇÃO

Joana Andrade

VOGAL DA DIREÇÃO E DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO

Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2014, sendo atualmente Médica Interna de Medina Interna no Centro Hospitalar Tondela- Viseu.  É voluntária e colaboradora da Saúde em Português, coordenando os projetos longitudinais de promoção de saúde e defesa dos direitos humanos a decorrer em Vseu.

COLABORADORES|AS

Ana Figueiredo

É Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Coordenou alguns projetos no âmbito do Programa Escolhas 2.ª, 3.ª e 4.ª Geração, e integrou a equipa técnica de num Lar de Infância e Juventude, através do Plano DOM – Desafios Oportunidades e Mudanças.

Desde 2010 tem trabalhado, na Saúde em Português, mais especificamente na área do tráfico de seres humanos, ao nível da prevenção, sensibilização e informação. É atualmente coordenadora do projeto Mercadoria Humana 3 – projeto de sensibilização em tráfico de seres humanos e do projeto de Formação de Públicos Estratégicos. É membro da equipa técnica do Centro de Acolhimento e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos do Sexo Masculino. É ainda elemento da equipa técnica da Linha Apoio Assistência a Vítimas de TSH. É representante da Saúde em Português na Comissão de Acompanhamento da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos. É responsável pelos departamentos de Formação, Direitos Humanos e Gestão da Saúde em Português.

Marco Carvalho

É licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto e pós-graduado em Gestão das Organizações sem Fins Lucrativos pela Porto Business School e em Gestão da Qualidade das Respostas Sociais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Ao longo da sua carreira exerceu vários cargos em diversos domínios da Gestão e Intervenção Social destacando-se, entre outros, o cargo de diretor técnico de uma Fundação de Solidariedade Social, de dirigente associativo de uma Cooperativa de Ensino Superior e de Coordenador Geral do voluntariado da Viagem Medieval em Terras de Santa Maria.

Atualmente desempenha funções de coordenador do Centro de Acolhimento e Proteção a Vitimas de Tráfico de Seres Humanos do Sexo Masculino e da Linha de Apoio de Assistência a Vítimas de TSH. É representante da Saúde em Português na Comissão de Acompanhamento da RAPVT – Rede de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico.

Gisela Figueiredo

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pós-graduada em Educação Especial- Domínio Cognitivo e Motor pela Escola Superior de Educação de Coimbra.

Desempenhou funções de docente da disciplina de Português no Ensino Secundário. Desde 2004, tem exercido funções de Formadora de Linguagem e Comunicação nos cursos de Educação e Formação de Adultos.

É formadora nos Cursos de Aprendizagem e nos Centros Qualifica enquanto formadora de Linguagem e Comunicação no RVCC de nível Básico e de Cultura, Língua e Comunicação no RVCC de nível Secundário.

Desde 2017 colabora com a Saúde em Português, tendo integrado o projeto Formação de Públicos Estratégicos como Técnica da Apoio à Formação. Atualmente, é técnica superior, na equipa do projeto Mercadoria Humana 3 – Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos.

Maria Pais Romão

Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Tem experiência em avaliação e intervenção na área das adições: estagiou nos HUC na consulta de sub-especialidade de adições,e na Unidade de Patologia Dual do CHUC. Interessada pela área das Terapias de 3ª Geração, frequentou programas certificados pela ordem dos psicólogos na área da Compaixão e Mindfulness.
Apaixonada pela multiculturalidade e cooperação para o desenvolvimento, participou em projetos de voluntariado em Itália e Cabo Verde, com populações em situação de exclusão social. É ainda voluntária na Erasmus Student Network (ESN) Coimbra, uma organização sem fins lucrativos que promove a integração de estudantes internacionais na mesma cidade.

SOMOS VOLUNTÁRIOS E VOLUNTÁRIAS NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM PORTUGAL E NO MUNDO!