Projeto Saúde sem Diferença

Descrição Geral do Projeto

O Centro de Acolhimento Temporário (CAT) oferece às crianças que acolhe equilíbrio, tranquilidade e suporte educativo que lhes permite crescerem de forma saudável.

No entanto, apesar dos esforços redobrados e da dedicação permanente, há necessidade de reforçar algumas respostas nomeadamente nas relacionadas com os estímulos formativo e social que as crianças precisam e merecem. Assim, após várias reuniões de aferição e diagnóstico, identificaram-se como principais necessidade do CAT de Viseu, a dinamização de atividades de ocupação responsável de tempos livres incidindo no estimulo cultural e de responsabilização social, bem como atividades educativas e promotoras de saúde para a adoção de escolhas e hábitos de vida saudáveis.

Simultaneamente, é reconhecido que urge garantir formação, atualização de conhecimentos e capacitação de todos os funcionários, graduados em áreas específicas e/ou sem formação graduada específica, sobre a melhor maneira de contribuir para a formação e apoio contínuo às crianças em permanência no CAT.

O CAT pretende colmatar a falta de um ambiente familiar equilibrado e adequado ao crescimento e formação responsável das crianças. Assim, é missão do CAT garantir o acesso a dinâmicas culturais, formativas e de capacitação que estimulem o desenvolvimento das crianças e permitam a construção de adultos felizes e responsáveis.

O “Saúde sem Diferença” pretende multiplicar as oportunidades das crianças em permanência no CAT, promovendo dinâmicas adequadas à sua idade, ao seu estado de desenvolvimento e capacidades cognitivas, estimulando a aprendizagem e a consciencialização social.

Simultaneamente, o projeto pretende dinamizar sessões de formação, partilha e capacitação dirigidas aos funcionários permanentes do CAT por forma a otimizar a prestação de cuidados.

Para estas crianças, que crescem fora do ambiente familiar tradicional, a participação em clubes de arte, leitura ou escrita, a partilha de conhecimento e educação para a saúde, as dinâmicas de psicoterapia de grupo, o estímulo à preocupação e consciencialização social e à vida em comunidade, são o mote para um desenvolvimento e crescimento saudáveis.

Objetivos

Investir na formação didática, capacitando social e intelectualmente as crianças;
Conseguir a adesão de todas as crianças do CAT independentemente das suas limitações;
Promover educação para a saúde;
Promover a capacitação dos funcionários do CAT;
Disponibilizar informação sobre cuidados a crianças com necessidades especiais;
Caracterizar a população.

Destinatários(as)

Crianças do Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia de Viseu.

Entidade Financiadora

Financiado pela Delegação Regional do Centro da Saúde em Português.

Entidade Parceira

Santa Casa da Misericórdia de Viseu

Local

Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia de Viseu

Duração

Desde 2018 e atualmente a decorrer.

Atividades

Atividades semanais de uma infância saudável.

Mais Informações

+351 91 727 74 97 (chamada para rede móvel nacional)

Galeria