UMIG – Unidade Materno-Infantil Do Gungo

A UMIG pretende contribuir para minimizar os principais problemas que interferem na saúde da mulher e da criança até aos 5 anos. Propõe-se uma intervenção integrada de apoio à comuna do Gungo, através da criação de uma unidade de saúde materno-infantil que permita a prestação de cuidados de saúde de proximidade, contribuindo para a promoção do parto assistido e melhores cuidados neonatais, proporcionando à mulher o acompanhamento médico necessário durante o período pré e pós parto.

Análise da Situação

O programa de saúde reprodutivo em Angola tem vindo a sofrer algumas melhorias nos últimos anos, em grande parte devido aos compromissos governamentais com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), que em parceria com entidades estrangeiras introduziram medidas de qualidade da saúde materno infantil no país.
Contudo, Angola, enquanto país em desenvolvimento, apresenta ainda algumas carências importantes relacionadas com os cuidados de saúde, sendo que as taxas de mortalidade infantil e infanto-juvenil atingem ainda números alarmantes. Segundo a OMS a cobertura médica no país é de 2 médicos para 10.000 habitantes.
Este projeto vem tentar responder às necessidades identificadas após diagnóstico de situação realizado na comuna do Gungo. Nesta Comuna, ao entrevistarmos parteiras e promotores de saúde, deparámo-nos com 44% de mortalidade neo-natal/infantil e 10% de mortalidade materna intra-parto, num período de 10 meses de registo. Isto espelha a realidade de uma região onde não existem cuidados durante a gravidez, assistência durante o trabalho de parto e cuidados neo-natais e infantis.

Objetivos

Objetivo Geral:

  • Diminuição da mortalidade materna e infantil no Gungo, melhorando a qualidade de cuidados de vigilância materno-infantis e o parto assistido por técnicos de saúde.

Objetivos específicos:

  • Capacitar recursos humanos na área materno-infantil do Gungo.
  • Melhorar infraestruturas e equipamentos de saúde na área materno-infantil no Gungo.
  • Garantir e reforçar a saúde da comunidade do Gungo na área materno-infantil.

Plano de trabalho

Este projeto está orientado em três eixos principais que se desdobram em ações específicas com vista ao alcance dos objetivos:

– Eixo 1: Recursos Humanos – A formação
Para garantir o bom funcionamento desta unidade é essencial a capacitação de
recursos humanos locais que já trabalhem com estas populações. Neste âmbito está estruturado um projeto de formação com duração de 2 anos em parceria com o Instituto Superior Politécnico do Kwanza Sul, para 30 promotores de saúde e parteiros, lecionado por profissionais de saúde credenciados em Portugal.

– Eixo 2: Infraestruturas e equipamentos – A construção
A UMIG terá uma área aproximada de 750m2 englobando gabinetes de consulta, ecografia, unidade de neonatologia com 4 incubadoras, sala de dilatação e sala de partos com capacidade para 5 parturientes, bloco operatório, sala de recobro, internamento obstétrico (8 camas), internamento pediátrico (8 camas), laboratório, farmácia, sala de formações, refeitório, cozinha e lavandaria.
Terá ainda camarata para grávidas, sala de esterilização, balneário público e
pequenos estúdios de apoio para profissionais deslocados.

– Eixo 3: Reforço da saúde comunitária – A ação
Acreditamos que com este projeto, para além de beneficiarmos grávidas e
crianças, teremos um impacto muito positivo em toda a comunidade.
Adjunta a esta unidade queremos criar uma rede de postos de atendimento nos
diversos bairros, com a finalidade de sinalizar casos de risco que tenham a necessidade de um acompanhamento mais especializado. Os elementos que estarão nos postos desta rede, terão acesso a formação contínua ao abrigo do plano formativo da UMIG.

Parceiros

Diocese do Sumbe
A parceria com a Diocese do Sumbe é essencial para a articulação com os
restantes parceiros. O protocolo já assinado permitiu-nos já garantir um terreno no Uquende (Sede do Gungo) para edificação da unidade.

Ministério da Saúde de Angola
Este parceiro cooperará no projeto integrando a UMIG na Rede Nacional de
Cuidados de Saúde Angolanos, garantindo diretamente os vencimentos dos recursos humanos previamente aprovados. Fornecerá medicamentos e consumíveis adequados às necessidades da UMIG. Esta cooperação garantirá cuidados gratuitos para toda a Comuna do Gungo.

Congregação vocacionada para cuidados de saúde
Este parceiro funcionará como importante órgão de gestão, em cooperação com a Saúde em Português, durante o funcionamento do projeto. Após os 10 anos previstos esta entidade terá a gestão total da UMIG e será proprietária das infraestruturas e equipamentos da UMIG.

Instituto Superior Politécnico do Kwanza Sul
Parceiro essencial para a formação inicial dos recursos humanos da UMIG. O
protocolo já assinado permitiu-nos garantir um espaço físico com todas as condições para o decurso da formação.

Local

Gungo, Angola

Principais Eixos

Capacitação dos Recursos Humanos – A formação
Infraestruturas e equipamentos – A construção
Reforço da saúde comunitária – A ação

Donativos

Número de Identificação Bancária
(NIB): 0035 0255 00236859630 29
IBAN: PT50 0035 0255 00236859630 29
BIC (SWIFT): CGDIPTPL

Contactos

Telefone: 00351 232 702 723 (chamada para rede móvel nacional)
Email: geral@umigangola.com
WebSite: https://umigangola.com/

Galeria